Luis Namura

19 de mai de 20212 min

Eficiência x Eficácia Nos Negócios - Cérebro do Namura #24

Atualizado: 26 de mai de 2023

Entender corretamente o que os termos Eficiência x Eficácia significam permitirá ao empreendedor evitar erros básicos na condução de seu negócio.

Eficiência X Eficácia

Você consegue distinguir com precisão o significado de cada um dos termos acima? Serão eles sinônimos, ou não?

Vamos então buscar compreendê-los para fazer bom uso deles na condução dos nossos negócios:

· Eficiência significa fazer bem feito

· Eficácia significa fazer o que tem que ser feito

Ou seja, de nada adianta sermos eficientes – fazer bem feito, se não formos eficazes – fazer aquilo que deve ser feito.

Dito de outro modo: eficiência implica em fazer certo a coisa, enquanto eficácia implica em fazer a coisa certa.

Decisão: executar ou não determinada tarefa?

Para responder essa questão, devemos nos certificar se aquilo que nos propomos a executar realmente é necessário ser feito, pois, se esse não for o caso, por que despender tempo, esforço e recursos da empresa com algo que não deveria ser realizado?

Por vezes, tarefas desnecessárias que nada contribuem para os resultados da empresa são executadas, e ninguém sabe dizer exatamente porque são realizadas. Tais tarefas geram custos que oneram o preço final do produto. Quando buscamos saber o porquê de estarem sendo realizadas, não raro, obtemos como resposta um lacônico: “não sei, sempre foi assim”.

Não permita que esse desperdício se instale em sua empresa!

Qualquer tarefa a ser realizada deve, direta ou indiretamente, agregar valor para o cliente, auxiliando assim o desenvolvimento do negócio e tornando a empresa mais eficaz. Daí, então, devemos executar a tarefa com maestria, ou seja, com eficiência.

Portanto, não se esqueça: eficácia vem primeiro, eficiência vem depois!

Oceano Azul e Curva Sorridente

No livro Yes, you can!, no tópico Eficiência x Eficácia – capítulo Taxiando até a cabeceira da pista – você encontrará duas estratégias altamente eficazes que sugiro que sejam incorporadas ao seu negócio. São elas: Estratégia do Oceano Azul – “Blue Ocean Strategy” e Curva Sorridente – “Smiling Curve”.

· A primeira – “Blue Ocean Strategy” mostra quão importante é diferenciar seus produtos dos produtos concorrentes. Essa estratégia evita que você seja obrigado a travar uma luta sangrenta por clientes, com os demais competidores, tendo como “arma” de disputa pelo mercado apenas o preço, uma estratégia que pode acabar com sua margem de lucro.

· A segunda – “Smiling Curve” apresenta quais atividades agregam maior valor ao produto sendo, portanto, as mais relevantes para a empresa gerar alto valor para seus consumidores. Prestar especial atenção a essas atividades possibilita ampliar sua penetração de mercado e seus resultados. São essas as atividades para as quais você deve dedicar maior atenção.

Compreender ambas as estratégias, e quão eficazes elas são, fará com que você agregue valor para seus clientes e desenvolva diferenciais importantes frente a seus concorrentes; isso fará seu negócio se desenvolver com mais consistência, gerando resultados robustos no decorrer do tempo.

Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can!

Assista também ao episódio do podcast Cérebro do Namura sobre o assunto no YouTube.

    370
    1