O Que É Uma Empresa Holística? - Cérebro do Namura #9
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

O Que É Uma Empresa Holística? - Cérebro do Namura #9

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Saiba como ter uma visão macro da sua organização, e obtenha melhores resultados a partir da perspectiva de uma empresa holística. Entenda sobre o assunto no post a seguir.

O Que É Uma Empresa Holística? - Cérebro do Namura #9

Empresa Holística


O que você imagina ser necessário para uma empresa prosperar continuamente?


Talvez, que ela tenha um produto revolucionário e recursos abundantes para permitir alavancar o seu crescimento. Ou, quem sabe, um planejamento estupendo, que considere todos os fatores de risco.


Sem dúvida, esses componentes auxiliam em muito alcançar o sucesso almejado; mas, será que apenas eles conseguirão assegurar o pleno desenvolvimento de seu empreendimento?


Vamos olhar com um pouco mais de atenção quais fatores são necessários para que sua empresa realmente “decole” e alcance o sucesso que você tanto sonha.


Fazer uma empresa “decolar” e manter-se em “voo sustentado” não é tarefa das mais fáceis. Porém, não é também das mais difíceis se você se atentar para os elementos que tornam essa missão segura e controlada.


Refiro-me aqui aos elementos que todo empreendedor deve ter em mente para poder “enxergar” com clareza o que afeta o desempenho de sua empresa e conseguir perceber qual fator eventualmente pede uma maior atenção de sua parte.


Vamos imaginar sua empresa como um ser humano. Essa metáfora vai ajudá-lo. Assim vamos considerar três elementos: corpo, mente e alma.


Corpo - Representa os recursos com os quais você conta para executar as tarefas inerentes à operação da empresa. Assim, constituem o corpo os seguintes componentes: equipamentos, insumos, recursos humanos e capital.


Mente –Aqui você elabora o seu planejamento de sua empresa. Os planos para levar adiante seu negócio, sua estratégia e as táticas a serem utilizadas. Pense como é o mercado em que você pretende atuar, quem é o seu público-alvo e qual é o foco que pretende dar a seu negócio.


Enfim, você deve ter em mente o roteiro que pretende seguir para por em prática suas ideias, levando em consideração o meio-ambiente em que você irá atuar e os desejos e necessidades do seu cliente.


Alma – Esse é um elemento sutil, porém relevante, que muitos empreendedores, no afã de colocar em prática suas ideias e conquistar seu espaço no mercado, por vezes, não se dão conta. Refiro-me aos relacionamentos entre os seus colaboradores.


De nada adiantará você possuir os recursos necessários (corpo) e um belo planejamento (mente) que permitam por em pé seu sonho empreendedor se, contudo, as pessoas que trabalham com você não se sentirem bem em sua empresa, devido a relacionamentos deteriorados em que prevaleçam valores éticos e morais inadequados, onde a intriga, brigas, dissimulações, inveja e competição, entre outros comportamentos, sejam a tônica.


Um ambiente assim é tóxico e as pessoas, em vez de colaborarem para o bem comum, buscam apenas satisfazer suas próprias necessidades. O egoísmo impera e você não consegue pôr em prática seus planos por melhor elaborados que sejam.


Portanto, perceba que os três elementos que considerei aqui são relevantes e indispensáveis para que sua empresa possa crescer de forma segura, atendendo às expectativas de seus clientes, dos colaboradores e dos acionistas.


Lembre-se:

· Corpo sem mente é utopia;

· Mente sem corpo é fantasia;

· Ambos sem alma é melancolia.


Para saber mais sobre empresa holística, adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can!


Assista também ao vídeo abaixo e inscreva-se no canal Luis Namura.




44 visualizações0 comentário
bottom of page