A Importância De Agradecer Sua Equipe - Cérebro do Namura #1
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

A Importância De Agradecer Sua Equipe - Cérebro do Namura #1

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Reconhecer e agradecer sua equipe é fundamental para alcançar os resultados esperados na sua organização. Saiba mais no post.

A Importância De Agradecer Sua Equipe - Cérebro do Namura #1

Você acredita que sabe tudo e que por isso consegue fazer tudo sozinho? Vixe, espero que não pense assim, pois, se esse for seu caso, nem continue lendo esse tópico: você é um caso perdido e não tenho nada mais pra conversar com você!


Caso esse não seja seu caso, fico feliz em lembrá-lo de uma coisa... ninguém sabe tudo, e cultivar a humildade de perceber que nós aprendemos muito mais quando buscamos ensinar do que quando somos ensinados é sim sinal de sabedoria. O tema deste artigo, agradecer sua equipe, é um exemplo.


Isso, há anos, nos alertou a poetisa Cora Coralina, quando afirmou: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”


Pois é, tem gente que acha que sabe tudo e pensa que o mundo gira ao seu redor, como se fosse o próprio centro do universo. Pessoas assim são definidas como egocêntricas. E o pior é que, quando algo não sai como o “planejado”, pessoas com esse perfil buscam culpados pelo erro! Aí o trabalho mal feito foi de alguém da “equipe”, jamais dele!


Atitudes nesse diapasão são tóxicas e devem ser prontamente extirpadas através de aconselhamento pois, hoje em dia, raramente alguém faz tudo sozinho.


Entendido esse ponto, creio que está claro que esse comportamento não cabe em equipes que têm na cooperação entre as pessoas um valor forte que sustenta a cultura da empresa.


Essa cooperação se revela de muitas formas. Há porém uma que é imprescindível: transferir sem medo aquilo que você sabe para aqueles que desse seu saber necessitam. Faça isso sem medo!


Asseguro que o maior beneficiado desse processo será você mesmo, pois os estudos relacionados ao processo ensino-aprendizagem confirmam Cora Coralina e demonstram que, ao transferir seu conhecimento para outros, você os sedimenta dentro de você, ou seja, é o momento precioso em que você reafirma conceitos e os grava em sua memória, pois as estruturas cerebrais utilizadas no esforço de se fazer compreender sedimentam os saberes.


Assim, se você trabalha em equipe e lidera essa equipe, jamais esqueça que, quando as vitórias forem alcançadas, elas serão de TODOS, e em grande medida terão sido alcançadas devido ao seu desprendimento em dividir com os demais o seu conhecimento.


Nesse momento, o prazer de alcançar um objetivo traçado é imenso e terá como base aquilo que você generosamente ofereceu ao seu time e ele diligentemente se dispôs a absorver. Todos, consequentemente, são partícipes do resultado, e cabe a você, como verdadeiro líder, RECONHECER e AGRADECER sua equipe pelos resultados alcançados.


Note, entretanto, que nem sempre, apesar dos resultados planejados terem sido alcançados, você conseguirá recompensar financeiramente os colaboradores por tais resultados, devido a momentos de escassez de recursos ou outros fatos supervenientes, como compromissos inadiáveis que poderiam comprometer a sobrevivência da empresa. Porém, você poderá sempre RECONHECER aqueles que se empenharam para alcançar os objetivos traçados.


Portanto, não se esqueça, reconheça o esforço de cada colaborador que se dedicou, pois esse reconhecimento é uma justa recompensa emocional pela dedicação dos colaboradores. Seu reconhecimento eleva o moral do time e dá sentido aos esforços realizados por todos.


Não se esqueça: Transmita o que você sabe, aprenda o que ensina e agradeça os esforços que seus colaboradores prestarem à causa que vocês estiverem a cada momento defendendo.


Agora que você já sabe a importância de agradecer sua equipe, assista ao episódio do podcast Cérebro do Namura sobre o assunto e inscreva-se no canal Luis Namura.



83 visualizações0 comentário
bottom of page