Princípios Da Empresa Para Conhecer - Cérebro do Namura #15
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Princípios Da Empresa Para Conhecer - Cérebro do Namura #15

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Quais seriam os princípios da empresa que todo empreendedor deveria cultivar para conduzir de forma segura sua organização?


Eles realmente existem? E, se existirem, são aplicáveis a qualquer tipo de empreendimento?


É sobre esse tema instigante que vamos nos debruçar nesse blogpost.

Princípios Da Empresa Para Conhecer - Cérebro do Namura #15

Princípios Da Empresa


A vida de qualquer empreendedor passa por altos e baixos, pois a atividade empresarial é repleta de surpresas que nos acometem das formas mais inusitadas e imprevisíveis.


Assim, surge uma pergunta muito comum. Existiriam princípios que seriam válidos e aplicáveis para qualquer tipo de empresa, nas mais diversas situações, de sorte a auxiliar no enfrentamento das agruras que o dia a dia impõe à atividade empreendedora?


Ouso dizer que sim! Vejamos, pois, quais princípios da empresa seriam esses.


Justificar versus Realizar


Aí está um confronto entre duas posturas muito comuns quando empreendedores se deparam com algum desafio.


Alguns procuram toda sorte de subterfúgios para explicar por que não realizaram aquilo que deles seria esperado para superar um obstáculo que se apresentava, e passam a justificar sua atitude, ou melhor, sua falta de atitude, por meio de “argumentos” que emprestam um aspecto lógico à questão e amenizam o desconforto que sentem por não haverem dado conta do recado. São os reis do “porque”. Porque choveu, não pude ir; porque o governo impôs novas regras, não consegui fazer. Porque, porque, porque... é sua ladainha.


Outros, quando se deparam com a mesma horda de desafios, perseveram e não desistem jamais, buscam toda gama de recursos à sua disposição para enfrentar o problema, quer sejam recursos humanos, conhecimento, contatos, dentre outros, de modo obstinado, até que consigam realizar a tarefa ou ao menos mitigar a situação que se apresenta. São os reis do “apesar”. Apesar da chuva, cheguei molhado, mas fui; apesar das novas regras impostas pelo governo, busquei alternativas e superei o desafio. Apesar, apesar, apesar... é o seu mantra.


Empreendedores de sucesso não são inertes, sonhadores ou impulsivos, mas sim realizadores: pensam rápido, decidem e executam. Quando erram, reconhecem o erro e não buscam culpados. Ao contrário, buscam novos caminhos, novas soluções e as implementam o mais rapidamente possível. Aprendem com seus erros e mudam a trajetória em busca do objetivo traçado.


Ferramentas


Espero estar claro que problemas, sejam simples ou complexos, farão parte de sua trajetória empreendedora e, se você almeja o sucesso, deverá enfrentá-los e superá-los. Entretanto, há na literatura empresarial inúmeras ferramentas gerenciais que você poderá utilizar para ajudá-lo nesse mister, tais como:


․ determinação de seu estilo gerencial,

․ modelo de liderança eficaz,

․ motivação para o trabalho,

․ estilo de comunicação empresarial,

․ instrumentos de controle dos colaboradores,

․ atribuições gerenciais, modelo de decisão,

․ formas de administração do tempo, entre muitas outras que detalho no livro Yes, You Can!


Se seu interesse é melhorar sua administração, aconselho dar uma olhada nessas ferramentas, pois elas encerram princípios simples, porém poderosos, que irão ajudá-lo a gerenciar de modo profissional seu negócio e permitir uma visão clara dos fatores que afetam o crescimento e a perenidade de sua empresa. São princípios que serão úteis a você por toda a vida da empresa.


Apesar versus Porque


Portanto, se você está no time do “porque” e não do “apesar”, saiba que: “Há dois tipos de pessoas: as que realizam e as que se justificam. O sucesso prefere as primeiras.”


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can!


Assista ao vídeo para entender mais sobre o assunto. Além disso, inscreva-se no meu canal do YouTube.




43 visualizações0 comentário
bottom of page