Saiba Como Elaborar Um Organograma - Cérebro do Namura #19
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Saiba Como Elaborar Um Organograma - Cérebro do Namura #19

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Entenda como elaborar um organograma adequado. Ele tem sido utilizado pelas empresas para organizar as linhas de comando e o fluxo de trabalho nas organizações. É, portanto, uma ferramenta útil para orientar colaboradores, definir responsabilidades e otimizar a utilização dos recursos das empresas.


Saber utilizar bem essa ferramenta poderá lhe trazer ganhos em termos de produtividade, qualidade e eficiência.

Saiba Como Elaborar Um Organograma - Cérebro do Namura #19

Como Elaborar um Organograma


Por que essa ferramenta se tornou, no decorrer dos anos, uma das mais utilizadas pelas empresas quando passam da fase embrionária para uma etapa mais avançada em sua trajetória empresarial?


Simplesmente porque, quando a empresa cresce, crescem juntos os desafios e, assim, as necessidades em termos de recursos humanos para vencê-los. Assim, ao contratar novos colaboradores, você terá que organizar as funções, as tarefas e as responsabilidades que competem a cada colaborador dentro da empresa.


Nessa etapa, você poderá então lançar mão de um diagrama que demonstre a todos os colaboradores quais são as responsabilidades de cada um dentro da organização, bem como as linhas de comando que devem ser respeitadas para evitar desperdícios em termos de duplicidade de esforços ou recursos.


O “mapa” que pode representar bem essas funções, tarefas, responsabilidades e linhas de comando recebe o nome de Organograma, ou seja, o Diagrama da Organização empresarial.


Existem diversos modelos de organogramas que podem ser utilizados pelas mais diversas empresas para organizar as mais diversas operações, sendo os mais comumente utilizados os hierárquicos e os matriciais.


Um organograma bem elaborado irá possibilitar equilíbrio entre Controle e Flexibilidade em sua empresa, uma vez que o colaborador, tendo clareza de suas responsabilidades, poderá adotar uma postura pró-ativa na execução de suas tarefas diárias, agindo em prol do cliente sem contudo ferir as orientações de seus líderes na organização.


Para elaborar um bom organograma, defina as diversas funções que sua empresa deve desempenhar para atender o mercado (desenvolvimento de produto, tecnologia, marketing e vendas, administração e finanças etc.). Em seguida, defina as responsabilidades inerentes a cada uma dessas funções e, por fim, coloque tudo isso num diagrama. Estará assim concebido o organograma de sua empresa.


Um bom organograma não é perene, deve acompanhar o desenvolvimento do negócio buscando sempre retratar, com razoável fidelidade, o estágio atual em que as operações da empresa se encontram.


Você poderá fazer uso do Excel para construir de modo fácil e rápido um organograma de sua empresa. Basta clicar na aba Inserir, a seguir em Ilustrações e, na sequência, em SmartArt. Pronto, vão surgir dezenas de modelos para que você escolha o mais adequado ao seu negócio. Embora os cargos variem de empresa para empresa, tipicamente um organograma se apresenta como a seguir:


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can!


Agora que você aprendeu um pouco sobre como elaborar um organograma, saiba mais sobre o tema no vídeo abaixo. Ah, aproveite e inscreva-se no meu canal do YouTube.




34 visualizações0 comentário
bottom of page