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Como Lançar Um Produto De Sucesso - Cérebro do Namura #30

Atualizado: 26 de jun. de 2023

Você tem boas ideias, mas não sabe como lançar um produto ou serviço no mercado? Saiba como fazer isso de modo mais seguro, evitando o fracasso que muitas vezes acomete até empresas de porte considerável.

Como Lançar Um Produto De Sucesso - Cérebro do Namura #30

Como lançar um produto


Se há algo que tem potencial para causar muita alegria e enormes decepções na atividade empreendedora, esse algo é o “lançamento de um novo produto ou serviço” ou até mesmo de uma empresa.


E por que isso é tão recorrente? Pelo simples fato de nos apaixonarmos por nossas ideias e levarmos adiante nossos projetos sem, contudo, organizar nossas ações com base nas melhores práticas para essa finalidade. Como diz o poeta: “paixão cega”.


Assim, importante se faz observar três fatores críticos de sucesso quando o assunto é o “lançamento de um novo produto”, quais sejam: produto certo, hora certa, local certo.


Produto certo


Ter em mãos o produto certo significa ter um produto que realmente resolva um problema específico de seu público-alvo. Nada menos que isso possibilita alcançar o sucesso que você almeja. Portanto, você precisa conhecer seu cliente em profundidade: seus desejos, suas necessidades, seus anseios, suas dores, dificuldades, enfim, o que lhe causa algum “sofrimento” para só então desenvolver um produto ou serviço que resolva ou ao menos amenize essa “dor”. É isso ou nada!


Hora certa


Esse é outro ponto muitas vezes relegado a segundo plano, até por gente muito experiente. Mais uma vez, a paixão por suas ideias ou produtos pode cegá-lo quanto à satisfação desse quesito. Às vezes, você demora tanto para conceber sua solução que outro player do mercado se adianta, lança algo semelhante e conquista uma fatia significativa de um mercado que você supunha ser só seu.


Há também casos em que sua ideia é brilhante, seu produto é maravilhoso, mas a cultura vigente e os hábitos arraigados impedem as pessoas de adotarem, naquele momento, a solução que você propõe, ou seja, você está muito adiante de seu tempo e, também nesse caso, seu produto não vinga.


Local certo


Por fim, mas não menos importante, o local em que você pretende lançar seu produto deve ser considerado. Local certo aqui deve ser entendido como a praça para a qual você destina seu produto, ou seja, o território em que seu produto será lançado: rua, shopping, bairro, cidade, região, país etc. Na literatura de marketing, local certo encontra a denominação de ponto. A definição do local mais adequado influirá decisivamente nos custos de lançamento e nos resultados que advirão de suas ações.


Como satisfazer a todos os três quesitos acima


Há métodos que você poderá utilizar para lançar seus produtos ou serviços de maneira a levar em consideração as questões acima levantadas. Dentre os mais conhecidos podemos citar dois: MVP e Sprint.


MVP – Minimum Viable Product


É o método através do qual você busca desenvolver um “produto mínimo viável” visando testar sua idéia para um público específico (produto certo), num momento determinado (hora certa) e local definido (local certo). O produto não necessariamente conterá os benefícios do produto final, mais bem elaborado, com todas as funcionalidades imaginadas.


Ao contrário, terá apenas o mínimo necessário para que funcione, para que o público-alvo tome conhecimento dele, o utilize e ofereça a você uma avaliação acerca dele, ou seja, da viabilidade de seu produto em satisfazer suas necessidades, desejos e exigências.


Sprint


Esse é um método desenvolvido pelo Google para testar a viabilidade de produtos no mercado, tal qual fazemos quando utilizamos o MVP, porém com uma diferença: o Sprint testa a idéia em si e não o produto!


Essa simples concepção faz com que os custos e o tempo de lançamento de produtos no mercado se reduza drasticamente.


Convenhamos que testar uma idéia em vez de desenvolver um produto, mesmo que mínimo, realmente sugere economizar muito em termos de tempo e recursos. Essa foi a motivação básica por trás desse método, economizar dinheiro e esforços para se certificar de que valeria a pena desenvolver ou não o produto final.


Você poderá encontrar muita literatura tanto tratando da metodologia MVP quanto da metodologia Sprint na internet ou em livros afins. Sugiro que você se debruce sobre tais materiais antes de se aventurar a criar e lançar um novo produto, serviço ou mesmo uma nova empresa no mercado.


Diagrama


Para ajudá-lo a visualizar os processos aqui citados, dê uma olhada no diagrama a seguir. Caso deseje se aprofundar nesse tema, você encontrará no livro Yes, you can! – capítulo Autorização para decolagem – tópico Como lançar um produto de modo seguro, muita informação complementar.

Desenvolvimento de produtos


Por fim, mas não menos importante, observe que, ao se propor a desenvolver um produto, você terá que tomar decisões quanto à qualidade, custo e velocidade de desenvolvimento dele. A figura a seguir ilustra quais são as interações entre essas variáveis quando nos deparamos com a tarefa de desenvolvimento de produtos.



Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can!


Agora que você já leu sobre como lançar um produto de forma segura, clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.




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