Como Precificar O Seu Produto? - Cérebro do Namura #23
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Como Precificar O Seu Produto? - Cérebro do Namura #23

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Saber como precificar o seu produto ou serviço não é uma arte, mas sim um exercício que pode ser feito de modo simples pelo empreendedor desde que ele conheça os elementos que compõem os custos do produto ou serviço que oferece aos seus clientes. Vamos ver como executar essa tarefa sem sofrimento.

Como Precificar O Seu Produto? - Cérebro do Namura #23

Do custo ao Preço


Se você quer entender como precificar o seu produto ou serviço, antes de qualquer coisa você deve considerar quais são os componentes do seu custo.


Custos do produto ou serviço


Em síntese, qualquer produto ou serviço é composto pelos seguintes custos:


1) Cp – Custos de produção (aquisição ou fabricação do produto ou serviço); são os custos que variam diretamente em função do volume de vendas de seus produtos ou serviços disponibilizados;


2) Ci – Custos/despesas indiretas: equipe administrativa, aluguel, condomínio, água, energia, telefonia, internet, transporte, entre outros que, em geral, não variam muito em função do volume de vendas de seu negócio. Normalmente esses custos/despesas são rateados entre os diversos produtos que você comercializa. Assim, adotamos um percentual para indicar quanto do preço de venda do produto deverá ser destinado para cobrir esses custos e despesas;


3) Imp – Impostos: diretos e indiretos (IPI, ICMS, PIS, COFINS, Imposto de Renda etc.)


4) CB – Comissões e bonificações (Comissões, Gratificações etc.)


5) Mg – Margem de Lucro


Preço de Venda


Tendo definido os componentes de custo, basta agora utilizarmos a fórmula de cálculo do Preço de Venda, a seguir apresentada, e obter o valor pelo qual você deve comercializar seu produto ou serviço para poder honrar seus compromissos e obter o lucro que você deseja alcançar com suas vendas.


Cp

Pv = ___________________________________________

100% - (Ci + Imp + CB + Mg)



Vamos exemplificar esse cálculo para que você veja como é simples calcular o preço de venda de seu produto ou serviço. Imagine os seguintes valores para os componentes de custo de seu produto:


· Cp = R$ 840,00

· Ci = 8%

· Imp = 25%

· CB = 7%

· Mg = 15%


Assim, com esses dados em mãos, podemos agora calcular o preço que você deve estabelecer para seu produto ou serviço utilizando a fórmula acima:


R$ 840,00 R$ 840,00

Pv = _____________________________ = _______________ = R$ 1.864,00

100% - (8% + 25% + 7% + 15%) 55%



Fator K


Note que R$ 840,00 dividido por 55% é o mesmo que R$ 840,00 x 1/0,55 ou ainda, R$ 840,00 x 2,22.


Assim, o fator que multiplicado pelo custo nos leva ao preço é denominado fator K, ou fator multiplicador; no caso acima, o fator K é igual a 2,22.


Determinando o fator k, para seus produtos/serviços, basta então multiplicar o custo dos mesmos pelo fator k para obter o preço de venda dos mesmos.


Preço de venda = Custo de produção x fator K


Importante


Em muitas ocasiões, você irá calcular seu preço de venda, mas perceberá que ele não condiz com a realidade financeira de seu público-alvo. O que fazer nesses casos?


Você poderá efetuar dois movimentos:


1º) buscar um novo público-alvo que aceite pagar pelo produto que você oferece;


2º) buscar baixar os custos de seu produto ou serviço até conseguir estabelecer um preço que seja aceitável para seu público sem, contudo, destruir sua margem de lucro.


Nesse caso, os componentes de custo que você deverá prestar especial atenção ao realizar esse trabalho são:


· Cp – custo de produção

· Ci – custos/despesas indiretas

· CB – comissões e bonificações

· Mg – margem de lucro


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can!


Assista ao vídeo para saber mais sobre como precificar o seu produto. Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube.




23 visualizações0 comentário
bottom of page