O Que Observar Em Uma Empresa? - Cérebro do Namura #16
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

O Que Observar Em Uma Empresa? - Cérebro do Namura #16

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Para não se arrepender com tomadas erradas de decisões nos seus negócios, saiba o que observar em uma empresa e tenha mais sucesso.

O Que Observar Em Uma Empresa? - Cérebro do Namura #16

Empreendedores estão sempre à volta com muitas tarefas que consomem o seu dia a dia e, por vezes, a rotina lhes impede de observar fatores relevantes que podem afetar seu negócio.


Ter consciência desses fatores e manter uma observação atenta deles pode fazer a diferença entre ser pego de surpresa ou estar preparado para as novidades que surgem a todo instante.


Observar


Talvez, uma das tarefas mais importantes que todo empreendedor deveria executar resume-se a observar tudo à sua volta: comportamento mutante dos clientes, ações inovadoras dos concorrentes, cenário político e legal emanado dos organismos públicos etc.


Observar o entorno que afeta seu negócio é fundamental para evitar supresas e eventuais efeitos danosos ao seu empreendimento. A observação atenta pode também possibilitar enxergar oportunidades antes dos demais e permitir a você sair na frente de seus concorrentes, lucrando assim com essa atitude. No mundo de negócios de hoje, já não é apenas o grande que “engole” o pequeno, mas, cada vez mais, é o ágil que “come” o lento.


Como fazer


Bem, tendo expressado a importância de observar o mundo ao seu redor, surge então a questão: como observar?


Há muitas maneiras de saber o que observar em uma empresa e o universo ao seu redor, tais como: participar de feiras, simpósios, visitar sites de concorrentes, efetuar visitas pessoais às lojas ou instalações deles, elaborar pesquisas na internet, conversar com clientes, ler artigos em jornais e revistas, participar de cursos inovadores, atualizar-se através de livros de empreendedorismo, participar em associações de classe etc.


Ferramentas


Você também poderá lançar mão de ferramentas de gestão utilizadas para observação de aspectos específicos do negócio. Entre elas, cito:

· Matriz SWOT, Ciclo PDCA,

· Diagrama de Ishikawa,

· Mapas de Calor,

· Design Thinking,

· Balanced Score Card (BSC),

· Gráfico de Gantt,

· Diagrama de Pareto, entre vários outros que analiso no livro Yes, You Can!


Sugiro que você dê uma olhada nessas ferramentas e as incorpore ao seu dia a dia; você irá perceber o quão simples e úteis elas são. Utilizando os “conselhos” que apresento nesse blogpost, e as ferramentas que você encontra no livro, você irá alcançar uma compreensão mais ampla dos fatores que afetam o seu dia a dia e terá mais segurança para enfrentar os desafios que surgirem.


Veja mais sobre o que observar em uma empresa para evitar arrependimentos. Aproveite para inscrever-se no meu canal do YouTube.




37 visualizações0 comentário
bottom of page