Detalhes Da Empresa Para Se Atentar - Cérebro do Namura #47
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Detalhes Da Empresa Para Se Atentar - Cérebro do Namura #47

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Cuidar dos detalhes da empresa, eficiência + eficácia, gera resultados poderosos para seu negócio. Leia mais sobre o assunto.

Detalhes Da Empresa Para Se Atentar - Cérebro do Namura #47

O retrabalho custa caro, portanto, planeje bem aquilo que pretende fazer. Ao executar suas tarefas, seja caprichoso e faça bem feito desde a primeira vez; fazer bem feito aquilo que precisa ser feito é o encontro da eficiência (fazer certo a coisa) com a eficácia (fazer a coisa certa).


Detalhes da empresa


Afinal, o que são “detalhes”? Todos nós sabemos responder, de algum modo, essa pequena questão. Talvez, para você, detalhes sejam aspectos irrelevantes e que tomam tempo demasiado de nosso dia e de nossas atividades.


Portanto, devem ser deixados para outros resolverem, pois seu tempo é por demais precioso para você se preocupar com “detalhes”.


Ledo engano! Há um dito popular que nos revela o quão importante eles são. Ele diz: “o diabo mora nos detalhes”.


Outro ensinamento chinês também revela a importância dos “detalhes”: “você não tropeça em montanhas, mas sim em pequenas pedras”.


Por fim, acrescento: Sabe por que você se envolve em grandes problemas? Porque, quando eles eram pequenos demais, apenas um detalhe, você não prestou atenção a eles!


Espero que os ensinamentos que as frases acima encerram sejam suficientes para você compreender que os detalhes da empresa são vitais para o sucesso, pois são eles que, no longo médio e prazo, demonstram o zelo de suas operações e a qualidade dos seus produtos e serviços.


Detalhes deixam aparente o diferencial competitivo de sua empresa, pois, por mais brilhante que sejam suas ideias, elas sofrerão dois ataques: cópia e execução.


Cópia


É claro que, se você for bem-sucedido em seus negócios, vai atrair a atenção do mercado; vão querer saber o que você faz para ter o sucesso que tem e vão tentar, inicialmente, copiá-lo para, em seguida, buscar superá-lo.


Para evitar isso, cuide dos “detalhes” mais sutis de sua operação, pois os menos atentos não conseguem observá-los.


Por exemplo, a forma como você responde prontamente às reclamações que surgem no dia a dia, o fiel cumprimento de suas promessas, prazos de entrega, política de devolução de mercadorias, garantia, como administrar, etc.


Execução


Aqui está um ponto fundamental de toda estratégia empresarial vencedora. Falar é fácil, mas fazer o que se fala já é bem mais complicado e exige determinação constante e observação rigorosa aos “detalhes” de suas operações diárias e na estrutura de todo o negócio.


É relativamente fácil copiar modelos de negócio mais corriqueiros, mas é bem mais difícil copiar a forma como você realiza suas ações, a essência de suas operações, bem como a alma de sua empresa, qual seja, a forma como você se relaciona com seus clientes, colaboradores e fornecedores.


Esses são “detalhes” que fazem enorme diferença na gestão da sua empresa e no resultado final.


História


Conta o próprio CEO da iLike, Ali Partovi, que sua operação despertou o interesse de ninguém menos que Steve Jobs, o CEO da poderosíssima Apple. Na única vez que os dois se encontraram, em 2008, Jobs teria lhe dito: “Quero comprar sua empresa”.

A conversa prosseguiu e, segundo relata Partovi em seus posts, de acordo com a revista Época Negócios, Jobs teria feito uma nova pergunta a Partovi, agora acerca do faturamento e avaliação da iLike.


Partovi, então, retrucou dizendo que, na última avaliação, o mercado se dispunha a pagar US$ 50 milhões. Jobs então disse que lhe pagaria esse valor, pois era aquilo que o mercado havia determinado como justo.


Sucesso ou fracasso: um detalhe fez toda diferença

Foi aí que um pequeno “detalhe”, a ambição desmedida de Partovi, pôs tudo a perder. À afirmação de Jobs, Partovi respondeu dizendo: “Steve, entendo que nossa empresa vale, pelo menos, 3 vezes mais. Na verdade, eu sei que valemos três vezes mais”. Foi a gota d’água para Jobs, que teria retrucado: “Você sabe que vale mais? Tem outra oferta? Você está mentindo para mim”.


Aqui o detalhe se refere a diferença em “entender” e “saber” quanto realmente valeria a empresa. Um pequeno “detalhe”: números reais! Em realidade, o “detalhe” que essa história nos revela é acerca de “jogar limpo”, dizer a verdade, pois o blefe muitas vezes sai bem caro. Encarar sua empresa como um jogo de poker pode lhe causar grandes prejuízos.


O final dessa história? A Apple posteriormente lançou o Genius para iTunes e Facebook, uma solução que “engoliu” a solução da iLike que um ano após esse desastre acabou sendo vendida com prejuízo.


Conclusão


Cuide dos “detalhes” de seus negócios, sejam eles referentes à qualidade dos seus produtos ou serviços, ou como você trata seus clientes, colaboradores, parceiros comerciais, sócios e demais stakeholders. Ou ainda em relação ao seu comportamento ético em suas negociações.


Isso instilará uma cultura forte em sua empresa e fará você ser respeitado por todos e crescer de forma sustentável, assentado em valores sólidos.


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito dessas e outras dicas!


Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.



E aí? Gostou do post sobre detalhes da empresa? Então, curta, comente e compartilhe.


Leia também:

32 visualizações0 comentário
bottom of page