Buscar
  • Luis Namura

Saiba O Que Fazer Para Ficar Rico - Cérebro do Namura #44

Atualizado: 21 de dez. de 2021

Para entender o que fazer para ficar rico, é preciso conhecimento e atitude, não sorte. Leia mais no post abaixo.

Saiba O Que Fazer Para Ficar Rico - Cérebro do Namura #44

O que fazer para ficar rico?

Chegamos a um tópico que considero importante e útil para todas as pessoas: riqueza. É claro que riqueza, em seu sentido mais amplo, encerra diversos significados, dependendo do enfoque que cada pessoa empreste ao termo. Pode ser que, para você, ser rico consista em ter muitos verdadeiros amigos. Para outros, uma família bem estruturada é o sinônimo perfeito de riqueza. Para muitas pessoas, ter saúde talvez seja a maior das riquezas. Ou ainda um amor com quem sempre possam contar seja a riqueza maior que alguém conquiste na vida. São muitas as acepções que o conceito de riqueza admite. Porém, quero aqui tratar da riqueza como forma de acumulação de recursos financeiros que possam lhe permitir viver em paz e garantir um futuro para você e sua família.


Enriquecer

A frase “Enriquecer é glorioso” é normalmente atribuída a Deng Xiaoping, líder supremo da República Popular da China (1978 – 1992). Mas em realidade, provém do livro “To get rich is glorious: China in the 80s”, publicado por Orville Schell, em 1980, acerca da vida do líder chinês. Após uma longa trajetória, desde que viajou em 1920 para estudar na França, até 1978 quando lançou a “Reforma e Abertura”, Deng Xiaoping foi se dando conta de que o modelo até então adotado por Mao Tsé-Tung na Revolução Cultural havia se esgotado. Seu programa “Boluan Fanzheng” foi responsável por corrigir os erros da Revolução Cultural. Assim, abriu uma nova era na China, hoje a 2ª potência econômica mundial. Por que fiz essa introdução? Porque muitas pessoas ainda têm ranço quando a palavra riqueza surge à sua frente. Se esse é o seu caso, reflita um pouco o que riqueza, não avareza, traz de bom para você, para a sua família, a sociedade e a humanidade como um todo. Deng Xiaoping enfrentou uma das ditaduras mais ferozes do oriente, conceitos firmemente arraigados. Com sabedoria, mudou seu modelo mental e o modelo econômico da China para permitir a mais de um bilhão de pessoas viverem uma nova realidade de prosperidade. E você? Vai ficar aí parado, achando que há glória na pobreza? Se o exemplo de Deng Xiaoping lhe parece distante, então pegue o exemplo de Joãozinho Trinta. O carnavalesco famoso dos anos 70 e 80 diz: “O povo gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual”. Portanto, se você pretende ficar rico, há vários modos para tal. Vou aqui lhe apresentar um modelo que é matematicamente infalível.

Como ficar rico


Vou iniciar esse assunto fazendo uma pergunta: Alguma vez você já observou um gramado verdinho? Creio que a resposta seja sim para a maioria das pessoas que esteja lendo esse texto. Sendo esse o seu caso, ou não, vale acompanhar o experimento que vou lhe propor. Vá a um jardim cuja grama tenha sido aparada recentemente e observe com atenção. A partir do corte da grama, já no dia seguinte ela começa a crescer novamente. Junto com ela, a famosa tiririca, uma erva daninha que dá um aspecto visual feio ao gramado. Pois bem, no início, a grama floresce e você quase nem percebe a tiririca. Porém, após uma semana, se você observar com cuidado, alguns raminhos da erva daninha já serão visíveis. Passada mais uma semana, mais tiririca surge e, com mais uma ou duas semanas, parece que seu gramado só tem tiririca.


Crescimento exponencial


Por que isso ocorre? Porque o crescimento da tiririca é exponencial. Ou seja, ele, no mínimo, dobra a cada 24 horas, sendo que, de uma mudinha, no dia seguinte surgem duas. Dessas duas, após mais um dia, surgem quatro. Dessas quatro, oito, das oito dezesseis, das dezesseis, trinta e duas, e assim sucessivamente, até que um belo dia você praticamente só enxerga tiririca em vez de seu lindo gramado. Qual é o mote aqui? Crescimento exponencial. Há muitas coisas na vida que seguem o padrão de crescimento exponencial. O crescimento da tiririca é apenas um deles. Nota: Matematicamente, podemos explorar esse conceito e observar as fórmulas que o sustentam. Se você gosta de matemática (argh para muitos), encontrará no Anexo 11 do livro Yes, You Can! uma abordagem das equações utilizadas para resolver problemas de crescimento exponencial. Mas, voltemos para nossa tiririca e o que ela tem a ver com o conceito de riqueza que estamos aqui abordando. É simples: quando você deposita dinheiro numa conta remunerada, por exemplo sua poupança, ele também irá crescer de forma exponencial, tal qual ocorre com a tiririca. É isso o que o mercado chama de juros sobre juros.


Juros sobre juros


O dinheiro inicialmente depositado irá render juros após determinado período, por exemplo mensal. Após esse período, o montante inicial será acrescido dos juros auferidos no período de um mês. Já o total (capital inicial + juros do período) se torna o novo montante sobre o qual os juros do próximo período irão incidir. Sendo assim, os juros do próximo período são calculados sobre o capital inicial investido e sobre os juros obtidos no primeiro período. Ou seja, os novos juros incidem também sobre os juros iniciais. Daí o termo juros sobre juros. É como se os juros iniciais dessem “filhotes” e esses, a cada período, dessem novos “filhotes”, tal qual a tiririca em seu gramado. Matematicamente, os juros sobre juros são conhecidos como juros compostos. Eles seguem as mesmas equações que são utilizadas para calcular o crescimento da tiririca em seu jardim ou qualquer outro fenômeno de crescimento exponencial. Tá bom, entendi que meu dinheiro cresce exponencialmente no banco, mas como posso ficar rico com isso? Talvez essa pergunta tenha vagado por sua mente nesse momento. Explico a seguir.


Use o crescimento exponencial a seu favor


Tudo que cresce de forma exponencial depende fundamentalmente de duas variáveis: taxa de crescimento e período.

  1. Taxa de crescimento – no caso de aplicações financeiras, é a taxa de juros que seu banco oferece pelo dinheiro que você aplica; ou seja, é a taxa sobre o dinheiro que você deixa, por exemplo, aplicado na caderneta de poupança.

  2. Período – é o tempo que você se dispõe a deixar seu dinheiro aplicado, sem retirar da aplicação que escolheu fazer.

Simples e difícil ao mesmo tempo. Simples porque basta você negociar com o banco a melhor aplicação para seu dinheiro, e há muitas, como Tesouro Direto, Caderneta de Poupança, CDBs, etc. Difícil, pois você terá que ter paciência para ver resultados robustos surgirem no longo prazo. Assim como a tiririca, não é visível nos primeiros dias, pois se houver apenas uma delas no meio do seu jardim, levará tempo até ela se multiplicar, e o mesmo ocorrerá com o seu dinheiro se você tiver paciência para deixá-lo render durante BASTANTE TEMPO, e não ficar tentado a retirá-lo assim que começarem a aparecer os primeiros resultados.

Investimento de longo prazo


Creio que, a essa altura, você compreende por que o título desse tópico é: Saiba o que fazer para ficar rico. Vale dizer que ele foi desenvolvido pensando nos jovens, porque essa faixa etária dispõe do tempo que o crescimento exponencial de seu recurso necessita para ficar volumoso. Talvez o melhor conselho que eu possa dar a você nesse momento seja uma frase de Warren Buffet, um dos maiores investidores americanos: “Os juros compostos são o grande amigo do investidor paciente”. Tal frase é corroborada por ninguém menos que Albert Einstein. O pai da física moderna afirma: “Os juros compostos são a maior força do universo”. Portanto, ficar rico, agora só depende de você.


Se você é jovem, saiba o que fazer para ficar rico

No capítulo Iniciando a descida, tópico Se você é jovem, saiba o que fazer para ficar rico no livro Yes, You Can!, você encontra a abordagem completa do assunto acima. Lá você saberá quanto deve aplicar, e por quanto tempo, para ter uma quantia pré-determinada, seja para garantir uma aposentadoria tranquila, seja para qualquer outra finalidade que você almeje. Por exemplo, adquirir uma casa, um negócio, etc. Sugiro que você preste atenção em tudo que explico detalhadamente por lá. Para ficar rico, não depende de um golpe de sorte, mas sim de uma atitude consciente, ao alcance de qualquer pessoa que disponha de um mínimo de conhecimento e tome as ações corretas que indico no livro. Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito! Ah, aproveite para ficar por dentro de conteúdos exclusivos pelo nosso canal no YouTube. Acesse o vídeo abaixo para ver dicas que vão fazer total diferença na sua empresa:



E aí? Gostou do post sobre o que fazer para ficar rico? Então curta, comente e compartilhe. Leia também sobre fatores de crescimento da empresa. Ou ainda, vá ao início do processo pelos tópicos abaixo:


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo