Como Fazer Seu Cérebro Trabalhar? – Cérebro do Namura #41
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Como Fazer Seu Cérebro Trabalhar? – Cérebro do Namura #41

Atualizado: 18 de set. de 2023

Veja o que ninguém te contou sobre como fazer seu cérebro trabalhar no post a seguir.

Como Fazer Seu Cérebro Trabalhar – Cérebro do Namura #41

Como fazer seu cérebro trabalhar


O funcionamento das funções cerebrais, mesmo quando estamos em repouso, não é questão de mágica.

Mas, principalmente, uma valiosa habilidade que podemos desenvolver para pôr a nosso serviço a mais poderosa ferramenta criada pelo desenvolvimento das espécies ou pelo divino, de acordo com sua crença particular.


Consciente


Se você tem acompanhado meus posts nesse blog, deve se recordar do tópico Como tomar decisões de forma segura constante no capítulo 3 - Acionado os motores, em que abordei o cérebro trino.

Caso não tenha tido a oportunidade de acessar esse tópico, sugiro que o faça agora, pois o que trato a seguir tem como embasamento o tema que lá desenvolvi.

Resumindo aquele tópico, podemos dizer que nosso cérebro desenvolve três funções em nível consciente.

Daí o termo cérebro trino, a saber: racional, responsável por nossas ponderações, de caráter lógico; emocional, responsável por nossas atitudes sentimentais e reptiliana, responsável por nossas ações instintivas.

As funções emocional e instintiva são normalmente apontadas como impulsos.

Para saber como fazer seu cérebro trabalhar, além das três funções citadas acima, que ocorrem em nível consciente, há ainda uma nobre função que se desenvolve em nível inconsciente: a intuição.

Tal atributo de nossa mente é um tanto mais obscuro que aqueles que ocorrem ao nível da consciência, porém não menos importante.

Todos nós já experimentamos uma certa sensação difícil de descrever. Algo que nos diz que devemos seguir determinado caminho ou que tenta nos prevenir de algo ainda não muito claro. Um perigo, talvez.

Nesses momentos, sentimos que não devemos seguir em determinada direção.

É sobre essa sensação, que ocorre a nível inconsciente ou subconsciente, para alguns teóricos, que desejo tratar a seguir.


Inconsciente


Aqui mora um tesouro escondido que podemos utilizar sempre que um problema nos afligir.


A parcela consciente de nosso cérebro trabalha de forma lógica, porém lenta. Já a inconsciente trabalha em modo difuso, ou seja, sem lógica, porém em velocidade muito superior.


Podemos nos valer dessa característica e destinar a cada parcela de nosso cérebro tarefas que lhe são condizentes com seu modus operandi; explico.


Sempre que você se deparar com um problema que pretende ver resolvido, busque encontrar a solução para ele “apelando” para as tarefas inerentes à consciência.


Ou seja, use e abuse da racionalidade e lógica. Caso essa abordagem lhe traga a solução do problema, ótimo, trabalho feito.


Porém, caso você não alcance seu objetivo, a solução desejada, utilize então a maravilhosa máquina de pensar com a qual a natureza lhe proveu, porém no nível inconsciente. Como? Veremos a seguir.


Modo difuso


Para ativar seu cérebro inconsciente, faça-o em três etapas:


  • 1ª Etapa – adquira o máximo de informações sobre o assunto que está “tirando o seu sono”.


  • 2ª Etapa – trabalhe de forma consciente as informações que colheu na 1ª etapa, buscando resolver o problema que você tem em mãos por todos os meios e ferramentas que você dispuser. Caso seja bem-sucedido, ou seja, resolva o problema, encerra-se aqui sua ação. Entretanto, se não houver atingido seu objetivo, parta para a última e definitiva etapa.


  • 3ª Etapa – não tendo alcançado a solução pretendida, relaxe! É isso mesmo, “abandone” o que estava fazendo, ou seja, a busca frenética da solução, e deixe seu cérebro descansar.


Vá fazer qualquer outra atividade, como por exemplo ver um filme, ler um livro, dormir, praticar algum esporte, tomar uma ducha, qualquer coisa, menos continuar debruçado sobre o problema.


Agindo dessa maneira, seu cérebro consciente dá lugar ao seu cérebro inconsciente e esse passa a dominar o processo.


Como você não resolveu a questão no nível consciente, o problema continua “pressionando” sua mente, porém, agora, quem toma a frente do processo é a porção inconsciente.


Seu cérebro então passa a trabalhar naquilo que os especialistas denominam modo difuso, sem lógica, porém em altíssima velocidade, buscando “ligar” informações que você colheu na 1ª etapa, até que subitamente uma solução surge, como num passe de mágica.


A máquina


Você certamente, alguma vez em sua vida, já dormiu com um problema que lhe afligia e, de repente, acordou com a solução. Foi seu cérebro inconsciente que trabalhou em alta velocidade enquanto você dormia e lhe presenteou com a solução que parecia distante ou até mesmo impossível horas atrás.


É incrível essa capacidade do cérebro na busca de soluções a nível inconsciente quando elas não nos ocorrem a nível consciente, por mais que nos esforcemos.


Para utilizar essa potencialidade de seu cérebro, basta que você siga de modo diligente os três passos que citei acima e verá as maravilhas que você poderá conseguir com a máquina mais perfeita já inventada bem acima de seu pescoço.


Para saber mais sobre o assunto, adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can!

E aí, gostou do post sobre como fazer seu cérebro trabalhar? Então, curta, comente e compartilhe.


Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.



Leia também sobre como decidir e o que fazer na sua empresa em situações difíceis, e ainda, como vender sua ideia e obter sucesso.

Como Decidir Em Momentos Críticos? - Cérebro do Namura #40;

Tudo Sobre Como Vender Sua Ideia - Cérebro do Namura #39.

96 visualizações0 comentário
bottom of page