A cultura empresarial talvez seja o mais importante atributo para ajudar seus colaboradores a decidirem por si sós como atuar em situações corriqueiras do dia a dia ou em momentos críticos.
Cultura Empresarial
Afinal, o que essa pequena palavra tem de tão especial? O que ela encerra de tão importante no universo empresarial?
A cultura de uma empresa é o elemento que define como as pessoas reagem aos desafios do dia a dia. Como se comportam perante colegas, superiores, subordinados ou clientes, e como decidem o que fazer nas mais diversas situações que o ambiente empresarial lhes propõe.
Por exemplo, o que acontece se uma cultura de desperdício se estabelece na empresa? Provavelmente em momentos de grande dificuldade financeira, os colaboradores não compreenderão decisões relacionadas à contenção de despesas e se voltarão contra a companhia.
E quando uma cultura de procrastinação se estabelece em uma firma? Quando for necessária a colaboração de todos para uma emergência ou um prazo que deva ser rigorosamente cumprido, provavelmente levará os colaboradores a entenderem que estão sendo exigidos além daquilo que entendem razoável.
Por outro lado, se uma cultura de cooperação genuína entre os colaboradores e a direção se estabelece, em situações de crise todos se unem para superar o momento crítico.
Uma cultura de valores elevados é algo de relevante importância para os destinos da empresa. Por isso deve ser cultivada por todos desde o início das operações.
Quando estabelecida, ela se torna a coluna mestra que sustenta a empresa. Também orienta a ação dos envolvidos direta e indiretamente com ela.
Já ao longo prazo, é capaz de garantir o crescimento e a perenidade do seu negócio.
Como implantar uma cultura vencedora
A cultura da empresa revela os valores e princípios que elas, juntamente com seus colaboradores, comungam.
Assim, deve ser um conjunto harmônico que explicita as crenças mais profundas que todos devem partilhar e praticar no dia a dia das operações empresariais.
Para explicitar a cultura vigente em sua empresa, sugiro que você faça reuniões com seus colaboradores. Dessa forma, todos podem compartilhar suas crenças e definir quais são os valores e princípios que devem ser praticados e respeitados.
Então esses conceitos deverão ser condensados de forma simples para que todos possam entender.
Depois, divulgados para toda a empresa de sorte que, daí em diante, o respeito a eles possa ser cobrado sem que ninguém deles se afaste.
A cultura da empresa consagra os valores e princípios que regerão o comportamento de todos os colaboradores da empresa em qualquer nível.
Além disso, servirão de guia a determinar as atitudes que serão aceitas e aquelas que não deverão prosperar.
Exemplo de Cultura Empresarial
Apenas a título de exemplo, apresento aqui os cinco princípios que definimos como “sagrados” para as empresas do grupo Vitae e que são sustentados por nossas ações diuturnamente.
Eles consagram a cultura vigente nas empresas do nosso grupo:
Perseverança, Resultado, Inovação, Cooperação e Equilíbrio
Sugiro que você despenda tempo e esforço para deixar claro quais são os valores que todos à sua volta deverão respeitar e esforçar-se para cultivar no dia a dia da organização.
Você irá colher excelentes frutos de uma ação como essa por toda a vida da sua empresa.
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Leia mais sobre como decidir em situações desafiadoras da empresa, e ainda, como fazer seu cérebro trabalhar para encontrar as melhores soluções:
Como Decidir Em Momentos Críticos? - Cérebro do Namura #40;
Como Fazer Seu Cérebro Trabalhar? – Cérebro do Namura #41.
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