Líder ou Chefe: Existe Diferença? – Cérebro do Namura #50
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Líder ou Chefe: Existe Diferença? – Cérebro do Namura #50

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Você tem agido como líder ou chefe na sua empresa? Conheça as principais características que definem esses cargos e a importância para o desenvolvimento do seu negócio.

Líder ou Chefe: Existe Diferença? – Cérebro do Namura #50

Liderança é descrita como a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e conduzir pessoas para alcançarem um objetivo.


Convido você a dar uma “breve olhada” nesse importante conceito da administração que tem sido objeto de estudo desde tempos imemoriais por filósofos como Confúcio e Platão, teóricos como Peter Drucker, entre muitos outros.


Liderança


O conceito é, sem dúvida, um dos atributos mais estudados no campo da administração. Seria ela algo inato ou aprendido?


Bem, tenho que admitir que certas pessoas possuem esse atributo de berço. Algo que distingue até mesmo crianças, na mais tenra idade, de outras que não o possuem.


Aquele comportamento irrequieto que faz com que a criança se predisponha a atuar em qualquer brincadeira organizando os grupos, incentivando todos a participar, cobrando resultados, enfim, participando ativamente de tudo.


Você, com certeza, já observou esse comportamento em algumas crianças e, talvez, tenha até mesmo se manifestado com frases do tipo: “Essa criança é uma líder nata”.


Liderança pode então ser algo inato; mas será que somente quem nasce com esse dom poderá exercer funções de comando? Não. Liderança pode ser aprendida, bastando, para tal, que conheçamos quais são seus atributos e passemos a praticá-los.


Líder ou chefe


Para bem compreender os atributos da liderança, é útil diferenciá-los daqueles mais ligados ao conceito de chefia.


Assim, antes de listar os principais comportamentos que caracterizam um verdadeiro líder, vis-à-vis comportamentos típicos de um chefe, permita-me apresentar uma definição que pode ajudar você, na prática, a diferenciá-los:


O líder caminha à frente de seu liderados, enquanto o chefe caminha atrás de seu comandados. O líder dá o exemplo; enquanto o chefe apenas dá ordens!


Listo aqui alguns comportamentos de líderes e chefes para que você possa ter claro o que, na prática, diferencia uns dos outros. Isso irá facilitar sua ação, caso se prontifique a agir como verdadeiro líder para seu grupo, e não simplesmente como chefe.


Comportamentos típicos do Líder e do Chefe


Líder

Chefe

Motivador

Exigente

Firme

Conivente

Proativo

Reativo

Admirado

Criticado

Imitado

Enganado

Respeitado

Temido

Planeja

Improvisa

Consensua

Despacha

Delega

Abdica

Define objetivos

Define tarefas

Dá responsabilidades

Dá ordens

Enfrenta desafios

Foge dos desafios

Orienta

Ordena

Comanda

Manda

Pede

Exige

É justo

É paternalista

Demite

Convive

Educa

Cobra

Exige resultado

Exige respeito

Corrige seus erros

Esconde seus erros

Busca soluções

Busca culpados

Faz o importante

Faz o urgente

Inova

Copia

Aprende todo dia

Sabe tudo

No capítulo Taxiando até o finger, tópico Líder ou Chefe, no livro Yes, You Can! você encontra uma lista completa dos comportamentos do líder e do chefe. Sugiro que você analise cada comportamento apresentado e busque atuar como líder, e não como chefe.


Os resultados que você irá obter serão significativamente melhores ao adotar comportamentos de um verdadeiro líder, uma vez que vão inspirar confiança em sua equipe e fazer com que ela se comprometa, de fato, com o propósito de sua empresa.


Conclusão


Atuar como líder permite a você realizar tarefas com menos entraves, mais objetividade e obter resultados mais robustos para todos: sócios, parceiros, colaboradores e clientes.


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito dessas e outras dicas!


Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.



E aí? Já sabe responder se você já é ou vai ser um líder ou chefe na sua empresa? Se achou esse conteúdo relevante, não deixe de curtir, comentar e compartilhar esse artigo.

Leia também:

47 visualizações0 comentário
bottom of page