Você tem agido como líder ou chefe na sua empresa? Conheça as principais características que definem esses cargos e a importância para o desenvolvimento do seu negócio.
Liderança é descrita como a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e conduzir pessoas para alcançarem um objetivo.
Convido você a dar uma “breve olhada” nesse importante conceito da administração que tem sido objeto de estudo desde tempos imemoriais por filósofos como Confúcio e Platão, teóricos como Peter Drucker, entre muitos outros.
Liderança
O conceito é, sem dúvida, um dos atributos mais estudados no campo da administração. Seria ela algo inato ou aprendido?
Bem, tenho que admitir que certas pessoas possuem esse atributo de berço. Algo que distingue até mesmo crianças, na mais tenra idade, de outras que não o possuem.
Aquele comportamento irrequieto que faz com que a criança se predisponha a atuar em qualquer brincadeira organizando os grupos, incentivando todos a participar, cobrando resultados, enfim, participando ativamente de tudo.
Você, com certeza, já observou esse comportamento em algumas crianças e, talvez, tenha até mesmo se manifestado com frases do tipo: “Essa criança é uma líder nata”.
Liderança pode então ser algo inato; mas será que somente quem nasce com esse dom poderá exercer funções de comando? Não. Liderança pode ser aprendida, bastando, para tal, que conheçamos quais são seus atributos e passemos a praticá-los.
Líder ou chefe
Para bem compreender os atributos da liderança, é útil diferenciá-los daqueles mais ligados ao conceito de chefia.
Assim, antes de listar os principais comportamentos que caracterizam um verdadeiro líder, vis-à-vis comportamentos típicos de um chefe, permita-me apresentar uma definição que pode ajudar você, na prática, a diferenciá-los:
O líder caminha à frente de seu liderados, enquanto o chefe caminha atrás de seu comandados. O líder dá o exemplo; enquanto o chefe apenas dá ordens!
Listo aqui alguns comportamentos de líderes e chefes para que você possa ter claro o que, na prática, diferencia uns dos outros. Isso irá facilitar sua ação, caso se prontifique a agir como verdadeiro líder para seu grupo, e não simplesmente como chefe.
Comportamentos típicos do Líder e do Chefe
Líder | Chefe |
Motivador | Exigente |
Firme | Conivente |
Proativo | Reativo |
Admirado | Criticado |
Imitado | Enganado |
Respeitado | Temido |
Planeja | Improvisa |
Consensua | Despacha |
Delega | Abdica |
Define objetivos | Define tarefas |
Dá responsabilidades | Dá ordens |
Enfrenta desafios | Foge dos desafios |
Orienta | Ordena |
Comanda | Manda |
Pede | Exige |
É justo | É paternalista |
Demite | Convive |
Educa | Cobra |
Exige resultado | Exige respeito |
Corrige seus erros | Esconde seus erros |
Busca soluções | Busca culpados |
Faz o importante | Faz o urgente |
Inova | Copia |
Aprende todo dia | Sabe tudo |
No capítulo Taxiando até o finger, tópico Líder ou Chefe, no livro Yes, You Can! você encontra uma lista completa dos comportamentos do líder e do chefe. Sugiro que você analise cada comportamento apresentado e busque atuar como líder, e não como chefe.
Os resultados que você irá obter serão significativamente melhores ao adotar comportamentos de um verdadeiro líder, uma vez que vão inspirar confiança em sua equipe e fazer com que ela se comprometa, de fato, com o propósito de sua empresa.
Conclusão
Atuar como líder permite a você realizar tarefas com menos entraves, mais objetividade e obter resultados mais robustos para todos: sócios, parceiros, colaboradores e clientes.
Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito dessas e outras dicas!
Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.
E aí? Já sabe responder se você já é ou vai ser um líder ou chefe na sua empresa? Se achou esse conteúdo relevante, não deixe de curtir, comentar e compartilhar esse artigo.
Leia também:
Quais são as principais tendências de negócios
E veja o que quebra uma empresa para você evitar esse pesadelo.
Comments