Tendências De Negócios Para O Futuro - Cérebro do Namura #48
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Tendências De Negócios Para O Futuro - Cérebro do Namura #48

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Quer saber quais são as próximas tendências de negócios e como ser um empreendedor de sucesso? Leia a seguir e veja tudo sobre esse tema.

Tendências De Negócios Para O Futuro - Cérebro do Namura #48

Tendências de negócios


Adoro essa palavra, porque ela é a síntese maior da atividade empresarial: o desafio de acompanhar para onde o mundo vai, ou seja, para onde a humanidade caminha.


Olhar para as tendências e se antecipar a elas talvez seja a maior virtude dos grandes empreendedores. Como já citei em textos anteriores, hoje em dia não é mais o grande que engole o pequeno, mas o rápido que ultrapassa o lento.


Portanto, você deve estar atento às novidades que hoje apontam para o futuro que logo adiante virá. Afinal, é nesse futuro que você e sua empresa irão viver.


Percebê-las antes dos demais traz a você uma das maiores vantagens competitivas que podemos desejar dispor no universo do empreendedorismo: sair na frente dos concorrentes e abocanhar uma enorme participação de mercado.


Ferramentas


Como se antecipar aos demais players de mercado? Como perceber as tendências de negócios mais promissoras e adaptar sua empresa para elas?


Mais uma vez, vou usar a dupla “simples” e “fácil” para ilustrar minhas observações. Andar de bicicleta é simples, porém andar 42 km, não é tão fácil. Creio que você percebe, com esse exemplo, o que quero destacar quando me refiro a “simples” e “fácil”.


Simples


Hoje em dia, é razoavelmente simples acompanhar as tendências de mercado.


Com a profusão de sites e a facilidade de pesquisa que a internet nos proporciona, só a preguiça pode justificar você não perceber para onde o mundo caminha, as novidades que em breve estarão impactando nossas vidas.


Dê um Google em “novidades” e você verá a quantidade de informações que surgem a sua frente em questão de segundos. Aprofunde sua pesquisa com visitas a sites da área de atuação de seu interesse e você passará a contar com uma verdadeira “bússola” para orientá-lo em seu caminho.


Fácil


Bem, aqui a coisa se complica um tanto. O fato de ser razoavelmente simples perceber tendências de negócios não significa que seja fácil escolher qual ou quais delas são adequadas aos seus propósitos. Por vezes, ainda mais difícil, será colocá-las em prática.


Porém, difícil não significa impossível, mas sim que você terá que deixar sua zona de conforto, arregaçar as mangas e partir para a ação.


Analise com atenção quais tendências têm maior probabilidade de afetar seus negócios, podendo destruí-lo ou alavancá-lo. Com essa análise feita, reúna um pequeno grupo de pessoas e passe a discutir como vocês poderão tirar proveito das transformações que essas tendências trarão.


Entendido esse aspecto, passe agora a trabalhar com paciência, porém com firmeza, em direção às mudanças que você deve fazer em seu modelo de negócio, produtos, serviços, atendimento, forma de distribuição, etc. que poderão lhe proporcionar uma vantagem competitiva quando, de fato, as tendências se confirmarem.


Sei que não é fácil, demanda esforço e trabalho, mas sei também que é possível e que lhe trará paz à medida que você caminha e percebe, a cada passo, que está indo na direção certa. Tenha em mente que nos dias de hoje a única coisa imutável é a certeza da mudança constante do mundo ao nosso redor.


Tendências para os próximos anos


Para que você tenha uma ideia das transformações que mais irão impactar nossas vidas e negócios nos próximos anos, deixo aqui uma pequena lista para sua reflexão.


Você encontra uma lista bem mais completa no livro Yes, You Can! no capítulo Aterrissagem, tópico Tendências para os próximos anos.


Vá lá e consulte a lista completa. Depois veja quais tendências têm maior potencial de impactar seus negócios.


Então, aprofunde seus estudos acerca desses pontos com buscas pela internet. Além de ser uma atividade necessária, você verá o quão prazerosa ela pode se tornar.


Novas tecnologias


Entre as novas tecnologias, algumas já aparecem como divisores de águas entre o passado recente e o futuro altamente provável. Portanto, de posse do seu bloco de notas (físico ou virtual), anote as revoluções que já estão impactando nossas vidas:

  • 5G/6G: conectividade ampla de alta velocidade;

  • Big Data: coleta de dados em larga escala;

  • IoT: sigla de Internet of Things (em português, internet das coisas): equipamentos “conversam” entre si por meio da rede mundial de computadores;

  • Inteligência Artificial: máquinas processam dados e tomam decisões autônomas;

  • Machine Learning: (em português, aprendizado de máquina) situação em que máquinas aprendem a interpretar dados à medida que os processam;

  • Deep Learning: processo em que máquinas se aprofundam no aprendizado de comportamentos humanos e de empresas;

  • Blockchain: processamento de dados descentralizado e seguro em nuvem;

  • Bioengenharia: união de biologia e tecnologia, que amplia os limites da vida;

  • Nanotecnologia: equipamentos minúsculos que executam tarefas antes impossíveis. Por exemplo, a utilização de sensores inseridos no corpo humano para controle contínuo da saúde ou nanotubos para aumentar a precisão de cirurgias e exames;

  • Realidade Virtual: criação de sensação de realidade via software;

  • Realidade Aumentada: integração de elementos virtuais a visualizações do mundo real.


Conclusão


Esteja atento às mudanças constantes dos “ventos do mercado”.

Antecipe-se ao perceber as tendências mais relevantes que os futurólogos nos apresentam.

Assim, você se prepara para alterar sua rota (pivotar) sempre que essas novidades tiverem potencial de afetar seus negócios.


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito dessas e outras dicas!


Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.



Agora que você sabe quais são as tendências de negócios para os próximos anos, curta, comente e compartilhe esse artigo com mais pessoas.


Leia também:

57 visualizações0 comentário
bottom of page