Buscar
  • Luis Namura

Confira: Colaborador ou Funcionário? - Cérebro do Namura #51

Muito tem se falado sobre ser um bom colaborador ou funcionário. Nesse tópico, vamos elencar o que os caracteriza e, especialmente, o que os diferencia.

Confira: Colaborador ou Funcionário? - Cérebro do Namura #51

Você já analisou o comportamento dos colegas? Por que alguns se empenham e outros nem tanto?


Colaboração tem sido um comportamento que empreendedores buscam naqueles que contratam para auxiliá-los a fazer a empresa crescer com segurança e alcançar os objetivos traçados em seus planos de negócios.


Para montar um time de colaboradores, o empreendedor deve buscar pessoas que reúnam três características imprescindíveis: caráter, competência e comprometimento.


Colaborador ou Funcionário


Estabelecemos aqui a diferenciação entre o significado dos termos colaborador e funcionário para que possamos distinguir comportamentos típicos daqueles que se “comprometem” em contraposição àqueles que apenas “participam” das atividades da empresa.


Assim, inicio esse tópico com uma “estória” que, creio, você talvez conheça e que ilustra com humor, porém com precisão, a diferença de comportamento entre um colaborador ou funcionário. Vamos a ela…


“A galinha convidou o porco para abrir um restaurante dizendo que, como todo mundo se alimentava diariamente, um restaurante seria fonte segura de lucro para o empreendimento, ao que o porco, de pronto, concordou.


O porco, a essa altura interessado, quis saber qual seria o prato principal do cardápio que atrairia os clientes. A galinha, de imediato, então respondeu: Bife à cavalo”!


Bem, creio que você percebe claramente a moral dessa estória. O porco está totalmente comprometido com o empreendimento, a ponto de dar sua carne para que o negócio vá adiante.


A galinha, por seu turno, apenas participa do empreendimento, uma vez que basta a ela oferecer o ovo, e não a própria vida, para que o negócio se concretize.


Assim, é que usamos essa fábula para pontuar a diferença entre comprometer-se e participar. Colaboradores autênticos estarão comprometidos com a empresa, com seu propósito e com os clientes.


Em sentido figurado, “dão a vida pela empresa”, como o porco. Já aqueles que intitulamos funcionários, estarão apenas participando da operação, sem maior envolvimento com o negócio. Colaboradores “vestem a camisa”, funcionários “vestem o uniforme”.


Listo aqui alguns comportamentos de colaboradores e funcionários para que você possa ter claro o que, na prática, os diferencia. Isso facilitará sua ação ao agir como colaborador, e não simplesmente como funcionário.


Comportamentos típicos do Colaborador e do Funcionário


Colaborador

Funcionário

Entende do negócio

Entende da sua área

Pensa na empresa

Pensa em si mesmo

Tem trabalho

Tem emprego

Cria

Copia

Faz de tudo

Faz sua parte

Trabalha a qualquer hora

Tem hora para trabalhar

Agrega valor

Agrega custos

Proativo

Reativo

Participa

Esquiva-se

Pensa e faz

Espera alguém fazer

Expõe ideias

Omite pensamentos

Aceita desafios

Aceita ordens

Estabelece metas

Foge de metas

Define ações

Executa tarefas

Previne

Corrige

Atento

Distraído

Assume erros

Omite erros

Corrige erros

Busca culpados

Faz bem-feito

Faz de qualquer jeito

Cuida do cliente

Esquece o cliente

Atua em prol do time

Atua em prol de si mesmo

Cultiva relacionamentos

Destrói relacionamentos

Desenvolve-se

Estaciona

Compartilha o que sabe

Esconde o que sabe

No capítulo Taxiando até o finger, tópico Colaborador ou Funcionário, no livro Yes, You Can! você encontra uma lista completa dos comportamentos que os distinguem.


Sugiro que você analise cada característica apresentada e busque pessoas que desejem atuar como colaboradores e não apenas como funcionários.


Os resultados que sua empresa irá obter serão significativamente melhores atuando com verdadeiros colaboradores, uma vez que esses comportamentos trazem confiança para a equipe e auxiliam alcançar o propósito da empresa e, por sua vez, permitem o crescimento profissional de todos os envolvidos.


Conclusão


Atuar com colaboradores permite à empresa realizar tarefas com mais harmonia, objetividade e obter resultados mais robustos para todos: sócios, parceiros, colegas e clientes.


O colaborador se destaca e, quando as oportunidades surgem, seu nome é lembrado, porque ele faz diferença para a equipe e para a empresa.


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito dessas e outras dicas! Fique também por dentro de conteúdos exclusivos pelo nosso canal no YouTube.

Aposto que, a partir de agora, você ficará mais atento ao contratar seu pessoal, certo? Se achou esse conteúdo relevante, não deixe de curtir, comentar e compartilhar esse artigo.

Leia também:

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo