Buscar
  • Luis Namura

Como Ser Colaborativo: Você E Empresa – Cérebro do Namura #58

Atualizado: 15 de fev.

Sabe como ser colaborativo com você mesmo? Ao empreender, equilibrar o lado pessoal e profissional é muito importante. Veja a seguir.

Como Ser Colaborativo Com A Empresa e Você – Cérebro do Namura #58

Tornar-se empreendedor requer uma série de atributos que tratamos no decorrer dos blogposts desse site. Há, porém, um fator vital que jamais deve ser esquecido: para pôr seus sonhos em pé, você precisa equilibrar diversos aspectos de sua vida ou, mais dia, menos dia, você não suportará a pressão, e o sonho virará pesadelo.


Como ser colaborativo e cuidar de você


Desafio


Ao filósofo Sócrates, é atribuída a frase “Só sei que nada sei”. Belíssima tanto por sua simplicidade quanto profundidade, indica que, quanto mais aprendemos, muito mais temos para aprender.


Nietzsche, por sua vez, nos ensina: “Torna-te quem tu és”, ou seja, aproprie-se dos seus dons, cultive suas habilidades e busque sua constante evolução. Para além de Delfos, “conhece a ti mesmo”, tornar-nos quem somos exige um profundo mergulho em nós mesmo, reconhecer nossas forças e pô-las em prática, e jamais desistir frente aos obstáculos inerentes à vida de todos nós e ao ato de empreender.


Essa é a metáfora perfeita da vida do empreendedor, pois, a cada dia, surgem novidades, e temos que nos aprofundar e aprender, tanto quanto possível, para evitar sermos atropelados por nossa própria ignorância.


Esse talvez seja o maior desafio da saga de empreender, dentre tantos outros a que somos submetidos diariamente. Mas não se desespere, porque a solução para esse desafio é estudar e agir em conjunto com equipes multidisciplinares, permitindo que todos se desenvolvam e você possa contar com especialistas em cada função.


Empresas bem estruturadas buscam profissionais que possam desempenhar bem seus papéis, a fim de não sobrecarregar demais um setor ou determinados colaboradores em particular. Desse equilíbrio dependerá, em grande medida, o bom andamento e crescimento dos negócios.


Vamos falar mais sobre conciliar como ser colaborativo na empresa e com você mesmo:


Equilíbrio


Tendo isso em mente, você deve procurar também equilibrar sua vida profissional e sua vida pessoal, evitando que a empresa sugue todo o seu tempo e energia, e sua vida fique totalmente desequilibrada.


Sugiro, então, que você estabeleça quesitos relevantes em sua vida e observe o quanto de sua energia, esforço e tempo cada uma deles está drenando de seu dia; se perceber que algum deles se sobrepõe de modo relevante a todos os demais, está na hora de analisar as causas desse excesso e buscar formas de mitigar essas causas.


Ferramentas


No capítulo Preparando o próximo voo, tópico Cuidado, não se esqueça de você, no livro Yes, You Can!, apresento um gráfico radar, feito em Excel, muito útil para visualizar os possíveis desequilíbrios que estão afetando sua vida e, provavelmente, afetarão seu desempenho.


Cito aqui alguns deles para que você possa conhecê-los:


Quesito em análise


  • Racional

  • Emocional

  • Sentimental

  • Relacionamentos

  • Intelectual

  • Cultural

  • Profissional

  • Econômico

  • Financeiro

  • Saúde

  • Sexual

  • Satisfação com a vida


Para utilizar o modelo, basta dar notas de 0 (pouco satisfatório) a 10 (totalmente satisfatório) para cada aspecto (quesito) que você deseja avaliar. Após isso, o Excel montará para você um “gráfico radar” que lhe dará uma visão clara de aspectos que estão bem resolvidos, segundo sua própria avaliação, e outros que merecem sua atenção, para evitar consequências desagradáveis para você.


Conclusão


Não se esqueça: você é o capitão dessa nave chamada empresa. Ela depende de você estar em plena forma física, mental e emocional, para liberar todo o seu potencial e alcançar todo sucesso possível.


Portanto, não descuide de você. Muitos dependem de seu discernimento e esse depende de seu equilíbrio como um todo.


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito dessas e outras dicas! Fique também por dentro de conteúdos exclusivos pelo nosso canal no YouTube.

Viu como ser colaborativo na empresa e também cuidar de você é fundamental para o sucesso? Então, não se esqueça: deixe seu comentário, curta e compartilhe esse conteúdo.

Leia mais:

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo