top of page
Buscar
Foto do escritorComunicação Vitae Brasil

Mindset e Sabedoria Empresarial – Cérebro do Namura #57

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Veja essa mensagem de sabedoria empresarial para saber mais sobre o que é mais importante para a trajetória de um negócio: evolução ou revolução?

Mindset e Sabedoria Empresarial – Cérebro do Namura #57

A sabedoria empresarial


Evolução – a busca da eficiência


Evolução pressupõe o fato de você ter um produto ou processo implementado em seus negócios e buscar continuamente a melhoria dele.


Apresentei no blogpost #56 - Estratégia para melhoria contínua, várias ferramentas e mecanismos que você pode utilizar para evoluir seus produtos e serviços por meio de processos de melhoria contínua como, por exemplo, Kaizen.


Esse mecanismo, criado inicialmente pela indústria japonesa, tem sido largamente utilizado para garantir a evolução de produtos e serviços e assim, satisfazer as necessidades mutantes dos consumidores, preservando ou ampliando parcelas significativas do mercado conquistado pelas empresas.


É comum vermos esse processo ocorrendo em todos os setores, em especial, e com extrema velocidade, na indústria de software.


Diariamente, somos avisados de uma nova versão de determinado aplicativo que será instalada em nossos “devices” enquanto dormimos.


Dessa forma, ao acordarmos, já estaremos utilizando uma versão melhorada ou ampliada do aplicativo.


Isso demonstra que o modelo evolutivo de produtos/serviços ou de processos de manufatura ou gestão está presente em todas as empresas o tempo todo.


Revolução – a busca da eficácia


Esse modelo se contrapõe ao modelo evolutivo, pois, enquanto aquele se assenta em pequenos passos contínuos em busca da melhoria dos produtos e processos, aqui a busca se concentra em grandes saltos, verdadeiras disrupções com o modelo vigente.


Assim, indústrias sofrem com a entrada de novos players. Algumas sendo totalmente dizimadas devido à disrupção provocada por soluções inovadoras que surgiram como tsunamis nos mais variados setores da economia.


Alguns exemplos são icônicos desse processo:


  • Fotografia: papel x digital

  • Hospedagem: hotéis x residências (Airbnb)

  • Mobilidade: táxis x app (Uber)

  • Veículos: combustível fóssil x eletricidade

  • Entretenimento: cinemas x streaming (Netflix)

  • Música: gravadoras x transmissão digital (Spotify)

  • Mensagens: correios x app (WhatsApp)

  • Bancos: grandes players x fintechs (Nubank)

  • Alimentação: restaurantes x delivery (iFood)

  • Televisão: TV aberta x streaming (Netflix)


Conclusão


Portanto, quer seja através de evolução, processo que se caracteriza por melhorias incrementais em busca de eficiência, ou revolução, processo que se caracteriza por melhorias disruptivas em busca de eficácia, estamos sempre à mercê da concorrência, ávida por conquistar maiores parcelas de mercado.


Cabe a cada um de nós lançar mão dos recursos ao nosso alcance para melhorar nossos produtos ou inovar, a fim de manter nossa parcela de mercado ou ampliá-la a quando nossos concorrentes se descuidarem desses processos.


Na velocidade que o mundo vai hoje em dia, basta um cochilo para você se tornar obsoleto! Fique atento e não permita que isso ocorra com sua empresa.


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can! e faça bom proveito dessas e outras dicas!


Clique aqui e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.



Gostou dessa análise e importante lição de sabedoria empresarial? Então, não se esqueça: deixe seu comentário, curta e compartilhe esse conteúdo.

Leia mais sobre:

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page